terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Poema, diga poema....

"Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar


Irritado algumas vezes, mas não esqueço

De que a minha vida é a maior empresa do mundo.

E que posso evitar que ela vá à falência.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver,

Apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.

Ser feliz é deixar de ser vítima dos

Problemas e tornar-se um autor da própria história."

(Fernando Pessoa)

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Pilares do Coração

Apenas palavras...

  • Simplicidade.

  • Humildade.

  • Transparência.

  • Infância.

Notas Importantes (para mim...)

Pilares de Consciência
  • Atenção.

  • Intenção.

  • Integridade.

  • Ética.



Cada palavra é escolhida para ser sentida e analisada....

Demora apenas 20 seg a analisa-las. E a ti mesmo/a...

terça-feira, 15 de novembro de 2011

A Felicidade exige coragem

Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes : mas, não me esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo, e que eu posso evitar que ela vá à falência !

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desaires, incompreensões e períodos de crise.

Ser feliz é deixarmos de ser vítimas dos problemas e tornarmo-nos autores da nossa própria história.

É atravessar desertos fora de nós, mas sermos capazes de no recôndito da nossa alma encontrar um oásis.

É cada manhã agradecer a Deus pelo milagre da vida.

Ser feliz é não termos medo dos próprios sentimentos.

É sabermos falar de nós próprios. É termos coragem para ouvir um "não".

É termos segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.

"Pedras no caminho ? Guardo todas, um dia vou construir um castelo ..."

                  Fernando Pessoa

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

5 Principais Arrependimentos De Pacientes Terminais

É uma lição para todos nós e talvez ainda haja tempo de fazermos algumas correções. Publicado em 25 de fevereiro de 2011.
Bronnie Ware trabalha com pacientes perto do fim da sua vida. Sáo pacientes terminais. Neste post, ela escreve sobre os principais arrependimentos que vieram à tona aos seus pacientes em seu leito de morte.
Os cincos principais seguem abaixo:

1. Eu gostaria de ter tido a coragem de viver uma vida verdadeira para mim, e não a vida que os outros esperavam de mim. Este foi o arrependimento mais comum. Quando as pessoas percebem que sua vida está quase no fim e olham para trás, é fácil ver como muitos sonhos não foram realizados. A maioria das pessoas não tinham honrado a metade dos seus sonhos e morreram sabendo que era devido às escolhas
que fizeram, ou deixaram de fazer. É muito importante tentar realizar pelo menos alguns dos seus sonhos ao longo do caminho. A partir do momento que você perde a sua saúde, é
tarde demais. Saúde traz uma liberdade que poucos percebem, até que já a não têm mais.

2. Eu gostaria de não ter trabalhado tanto.
Isto veio de todos os pacientes do sexo masculino que eu acompanhei. Eles perderam o crescimento de seus filhos e o companheirismo do parceiro.
As mulheres também citaram este arrependimento, mas como a maioria era de uma geração menos recente, muitos dos pacientes do sexo feminino não tinham sido chefes de família.
Todos os homens que eu acompanhei se arrependeram profundamente de passar tanto tempo da sua vida com foco excessivo no trabalho.
Ao simplificar o seu estilo de vida e fazer escolhas conscientes ao longo do caminho, é possível não ter que precisar de um salário tão alto quanto você acha.
E criando mais espaço em sua vida, você se torna mais feliz e mais aberto a novas oportunidades, mais adequado ao seu novo estilo de vida.

3. Eu gostaria de ter tido a coragem de expressar meus sentimentos. Muitas pessoas resguardaram seus sentimentos para manter a paz com os outros.
Como resultado, tiveram uma existência medíocre e nunca se tornaram quem eram realmente capazes de ser. Muitas desenvolveram doenças relacionadas à amargura e ao ressentimento que carregavam, como resultado. Nós não podemos controlar as reações dos outros. No entanto, embora as pessoas possam reagir quando você muda a maneira de falar com honestidade, no final a relação fica mais elevada e saudável. Se não ficar, é um relacionamento que não vale a pena guardar sentimentos
ruins. Você ganha de qualquer maneira.

4. Eu gostaria de ter mantido contato com meus amigos.
Muitas vezes os pacientes terminais não percebiam os benefícios de ter por perto antigos e verdadeiros amigos até a semana da sua morte, e nem sempre foi possível encontrá-los.
Muitos haviam se tornado tão centrados em suas próprias vidas que tinham deixado amizades de ouro se diluirem ao longo dos anos. Havia muitos arrependimentos por não dar atenção a estas amizades da forma como mereciam. Todos sentem falta de seus amigos quando estão morrendo. É comum que qualquer um, em um estilo de vida agitado, deixe escapar amizades. Mas quando você se depara com a morte se aproximando, os detalhes caem por terra. Não é dinheiro, não é status, não é posse.
Ao final, tudo se resume ao amor e relacionamentos. Isso é tudo o que resta nos dias finais: amor.

5. Eu gostaria de ter me deixado ser mais feliz.
Muitos não perceberam, até ao final da sua vida, que a felicidade é uma escolha. 
Eles haviam ficado presos em velhos padrões e hábitos. O chamado "conforto". O medo da mudança fazia-os fingir perante os outros e perante si prõprio, enquanto lá no fundo ansiavam rir e ter coisas alegres e boas na vida novamente.

Vida é escolha. A vida é SUA. Escolha com consciência, com sabedoria, com honestidade.

Escolha ser feliz.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

A arte de não adoecer

Se não quiser adoecer - "Fale de seus sentimentos"

Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como: gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna Com o tempo a repressão dos sentimentos degenera até em câncer. Então vamos desabafar, confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos segredos, nossos pecados. O diálogo, a fal...a, a palavra, é um poderoso remédio e excelente terapia

Se não quiser adoecer - "Tome decisão"

A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia. A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder vantagem e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.

Se não quiser adoecer - "Busque soluções"

Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas. Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo. Melhor é acender o fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe. Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doença.

Se não quiser adoecer - "Não viva de aparências"

Quem esconde a realidade finge, faz pose, quer sempre dar a impressão que está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc., está acumulando toneladas de peso... uma estátua de bronze, mas com pés de barro. Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas. São pessoas com muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor.

Se não quiser adoecer - "Aceite-se"

A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima, faz com que sejamos algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável. Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é sabedoria, bom senso e terapia.

Se não quiser adoecer - "Confie"

Quem não confia, não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras. Sem confiança, não há relacionamento. A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em Deus.

Se não quiser adoecer - "Não viva sempre triste"

O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem vida longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive. "O bom humor nos salva das mãos do doutor". Alegria é saúde e terapia.
(Dr Dráuzio Varella)

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Ser professor....


SER PROFESSOR

Ser professor é professar a fé e a certeza de
que tudo terá valido a pena se o aluno se sentir feliz
pelo que aprendeu consigo e pelo que ele lhe ensinou.

Ser professor é consumir horas e horas pensando
em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo
todos os dias, a cada dia é única e original.

Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e,
diante da reacção da turma, transformar o cansaço
numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender.

Ser professor é importar-se com o outro numa
dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que
necessita de atenção, amor e cuidado.

Ser professor é ter a capacidade de "sair da cena,
sem sair do espectáculo".

Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que
o aluno caminhe com os seus próprios pés.

Autor: (Desconhecido)

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

25 de Setembro teve um mote...

No dia em que o meu mundo mudou, sem que a Terra fizesse grandes estragos, identifiquei-me nesta frase Bobiana (será o construtor de ideias??).

" Dificil não é lutar por aquilo que se quer mas desistir daquilo que se mais ama.
Eu desisti! Mas não pense que foi por não ter coragem de lutar mas por não ter mais condições de sofrer."
Grande Bob Marley...

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Obrigado Steve....

"O tempo é curto. Então, não o desperdice vivendo a vida de outra pessoa. Não seja aprisionado pelo "dogma", que é a vida vivida sob a perspectiva dos resultados obtidos pelos outros. Não deixe que o "ruído" da opinião dos outros faça desaparecer sua própria voz interior. E o mais importante: tenha a coragem de seguir o seu coração e a sua intuição, pois são eles que sabem verdadeiramente o que é que você quer ser. Todo o resto é secundário. "  Steve Jobs ~

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O ESPELHO DE GANDHI

Espelho de Gandhi
Perguntaram a Mahatma Gandhi quais são os fatores que destroem os seres humanos.
Ele respondeu:
 
A Política, sem princípios; 
o Prazer, sem compromisso; 
a Riqueza, sem trabalho; 
a Sabedoria, sem caráter; 
os negócios, sem moral; 
a Ciência, sem humanidade; 
a Oração, sem caridade.

A vida me ensinou que as pessoas são amigáveis​​, se eu sou amável,
que as pessoas são tristes, se estou triste,
que todos me querem, se eu os quero,
que todos são ruins, se eu os odeio,
que há rostos sorridentes, se eu lhes sorrio,
que há faces amargas, se eu sou amargo,
que o mundo está feliz, se eu estou feliz,
que as pessoas ficam com raiva quando eu estou com raiva,
que as pessoas são gratas, se eu sou grato.
A vida é como um espelho: se você sorri para o espelho, ele sorri de volta. A atitude que eu tome perante a vida é a mesma que a vida vai tomar perante mim.
"Quem quer ser amado, ame"

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Cristais VII

        Citrino: O citrino atua sobre a força de vontade, a motivação, o poder mental sobre o mundo material para gerar prosperidade e abertura de caminhos na vida. Dá autoconfiança para direção e utilização consciente do poder pessoal, da energia vital. Dizem que o citrino atrai dinheiro. Na verdade, ele atrai a capacidade de ganhar dinheiro, dando ao indivíduo clareza mental e iniciativa para estar no lugar certo, na hora certa, fazendo a coisa certa (e, com isso, ganhando um dinheiro certo). É revigorante, proporciona a digestão e assimilação psíquica, ensinando a fluir com a vida, em vez de apegar-nos ou remarmos contra ela. Auxilia também na assimilação das experiencias, através de uma autodisciplina, para se viver mais consciente e de aceitação a críticas construtivas. É recomendado para pessoas extremamente emocionais, sensíveis e vulneráveis a energias e influências externas. Combate o medo, a depressão e a autodestruição. Estimula a clareza mental, o controle emocional, a atitude neutra, o senso de humor, a confiança e a segurança em si. Trabalha com a nossa capacidade de lidar com assuntos mundanos como negócios, educação ou questões profissionais e familiares, ajudando a analisar esses eventos e a conduzi-los numa direção positiva. Combate a má-digestão, a prisão de ventre, deficiências nutritivas, a intoxicação do sangue, a diabetes, as infeções renais e da bexiga, gangrenas, apendicite, os males do fígado, vesícula e pulmões. Desobstrui o diafragma, proporcionando respiração fluida. Purifica e limpa a pele e protege o sistema imunológico. Associada ao terceiro chakra, Manipura, com a cor amarelo.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Cristais VI

Rodocrosita: A rodocrosita ensina o amor pela vida e a dividir esse amor com os demais. Com sua cor-de-rosa apessado, canaliza a energia do coração para o segundo chakra, tornando a pessoa capaz de expressar, física e emocionalmente, seus mais sinceros sentimentos. Estimula a expressão prática do amor (amar a humanidade é fácil, difícil é amar o próximo). Abre caminhos para novas experiencias de troca emocional, para encontros amorosos, criando calor, paz e harmonia para os relacionamentos. Como boa condutora de energia, desobstrui o plexo solar, onde estão armazenados traumas e conflitos emocionais não digeridos, integrando as energias dos chakras superiores aos inferiores. Ativa o organismo, tornando-o receptivo a frequências mais elevadas. Estimula o cérebro e o pensamento criativo. Auxilia o bom sono, trazendo sonhos agradáveis. Colocada sobre os olhos, recupera a vista fraca de pessoas que não querem ver certos aspectos da vida. Alivia o stress, a depressão e a desarmonia. Combate os bloqueios do diafragma, úlceras estomacais, problemas respiratórios e pulmonares, a asma, desarranjos digestivos, intoxicação da corrente sanguínea, o câncer e a diabetes. Purifica o fígado e os rins. Associada ao quarto chakra, Anathata, com a cor rosa e verde.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Mário Quintana

Mário Quintana, poeta, tradutor e jornalista brasileiro falecido em 1994 com 88 anos de idade, deixou sua obra valiosa para a posteridade. Aqui fica algo que recebi hoje como Lembrete e repasso para todos os que desconhecem ainda o valor de se estar vivo e nada fazerem pelo bem da Humanidade:

"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.
"Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui.
"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.
"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.
"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
"Diabético" é quem não consegue ser doce.
"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer.
E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:
"Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus.
A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando se vê, já é sexta-feira...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê, perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê, já passaram-se 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado.
Se me fosse dado, um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando, pelo caminho, a casca dourada e inútil das horas.
Desta forma, eu digo: Não deixe de fazer algo que gosta, devido à falta de tempo, pois a única falta que terá, será desse tempo que infelizmente não voltará mais."
“A Amizade é um amor que nunca morre”
Mário Quintana

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Pequena Rota n.º 3

Percurso circular muito bonito e bastante verde. Do lado da Vila do Geres, tem forte inclinação mas excelente vista sobre a Caniçada e o monte ardido no ano passado.




Detalhe do pinheiro bem lá em cima....



Trilho dos currais... 1º






 Com seres vivos e tudo...



n.º 2. Privado e tudo...



Equilíbrio?



 Curral nº. 3




Pedra Bela... A vigiar os incendiários.... claro!!



quinta-feira, 28 de julho de 2011

Pequena Rota 6

Parque Natural Peneda Geres - Pequena Rota nº. 6

Percurso de cerca de 10km's. Circular e com algumas falhas na sinalização, fruto do incendio do ano de 2010. No entanto, com bastante pendente ascendente e bela panorâmica para a vila do Geres e albufeira da Caniçada.






sábado, 16 de julho de 2011

Paradoxos dos Nossos Tempos

Hoje temos casas maiores e famílias mais pequenas.
Mais comodidades, mas menos tempo.

Temos mais diplomas, mas menos senso comum
Mais conhecimento, mas menos discernimento.

Temos mais especialistas, mas mais problemas
Mais medicina, mas menos vigor.

Gastamos imprudentemente
Rimos muito pouco
Guiamos muito depressa
Zangamo-nos demasiado e muito facilmente
Ficamos acordados até muito tarde
Lemos muito pouco
Vemos demasiada TV
E rezamos muito raramente.

Multiplicamos as nossas posses, mas reduzimos os nossos valores
Falamos demais, amamos de menos e mentimos muitas vezes.

Aprendemos a ganhar dinheiro, mas não a vida
Acrescentámos anos à nossa vida, mas não vida aos nossos anos.

Temos prédios maiores, mas fervemos em pouca água
Estradas mais largas, mas pontos de vista mais estreitos

Gastamos mais, mas temos menos.
Compramos mais, gozamos menos.

Fomos à lua e voltámos, mas temos dificuldade em atravessar a rua para nos encontrarmos com os nossos vizinhos
Conquistámos o espaço sideral, mas não espaço interior

Cindimos o átomo, mas não os nossos preconceitos.
Construímos mais computadores para conter mais informação, para produzir mais cópias mas comunicamos menos

Temos demasiada quantidade, mas qualidade a menos
Estes são tempos de comida rápida e digestão lenta
Homens altos e baixeza de carácter

Escrevemos mais, aprendemos menos,
planeamos mais, mas realizamos menos
aprendemos a ter pressa, mas não a esperar
Temos maiores salários , mas menor ética

Mais lazer e menos divertimento
mais tipos de alimentos, mas pior nutrição

Dois salários, mas mais divórcios
Casas mais luxuosas, mas lares desfeitos.

Por isso eu proponho que, a partir de hoje, não guardes nada para uma ocasião especial , porque cada dia que vives é uma ocasião especial.

Busca o conhecimento, lê mais, senta-te à tua porta e admira a vista sem prestar atenção às tuas necessidades.
Passa mais tempo com a tua família e amigos, come as tuas comidas favoritas, e visita os lugares de que gostas.
A vida é uma cadeia de momentos de prazer, e não apenas sobrevivência.
Usa os teus copos de cristal, não poupes o teu melhor perfume, e usa-os sempre que te apetecer.

Retira do teu vocabulário frases como “ um destes dias” e “qualquer dia
Vamos escrever essa carta que pensámos escrever “um destes dias
Vamos dizer à nossa família e amigos quanto gostamos deles.
Não adies nada que traga risos e alegria à tua vida.

Cada dia, cada hora e cada minuto é especial.
E não sabes se não vai ser o teu último.

Se estás demasiado ocupado para conseguires ler esta mensagem até ao fim ou até aconselhar a alguém que amas, e dizes a ti mesmo que a vais enviar “um dia destes”.
                                                                                                                       (autor desconhecido)

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Cristais V


Azurita: “Promove um raciocínio mais elevado com a purificação da mente inconsciente para a canalização da intuição. Purifica mente e alma, trazendo luz e verdade em substituição a padrões ultrapassados de comportamento e auto-imagem, a modelos de pensamentos inconscientes, que são trazidos à tona para serem revistos e examinados pela mente consciente. Através do discernimento purificador, permite que a luz interior se manifeste em pensamentos, palavras e ações. Auxilia a tomada de decisões, a clareza e disciplina mental, a meditação, a mediunidade, a visão interior, os poderes psíquicos, os sonhos e a adivinhação. Pode ser colocada sobre qualquer parte do corpo em que haja bloqueio ou congestionamento físico para a sua restauração. Tem a capacidade de deslocar energia curativa através de todos os níveis do ser, do físico ao mais subtil. Reestrutura moléculas, revitaliza o cérebro, reconstrói a massa cinzenta, estimula a autocura, combate a artrite, favorece o baço, a tiróide, os ossos, a pele, as articulações e as vértebras.” Associada ao sexto chakra, Anja, com a cor violeta.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Cristais IV

Turmalina negra: “grande condutora de eletricidade através de suas estrias paralelas ao eixo principal, é um escudo protetor contra energias negativas para pessoas e ambientes. E ainda tem a qualidade de transmutar essas energias em vez de as absorver. Com a capacidade de ancorar forças espirituais ao corpo, ela estimula a concentração, a inspiração, a disciplina, a coerência, o discernimento, a tomada de decisões para dar forma à vida. É aconselhável para entrevistas, exames, dificuldades no aprendizado e para aprender a andar. Restabelece o equilíbrio do sistema eletroquimico, energético dos meridianos, do sistema circulatório, nervoso, muscular e imunológico. É usada contra o uso de drogas, excesso de sensualidade, stress, atitudes neuróticas, medo, desorientação e negatividade. Auxilia no tratamento de esterilidade, sífilis, gonorreia, doenças seminais, uterinas, desordens sexuais, envenenamento do sangue, infeção, artrite, tuberculose, anemia, doenças genéticas, atrofia muscular, deficiência de nutrientes, diabetes, febre, dor, asma e tosse.” Associada ao primeiro chakra, Muladhara, com a cor vermelho, marron, cinza e preto.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Cristais III

Água–Marinha “Desbloqueia a comunicação, estimulando a expressão verbal das verdades pessoais e universais. Solta a voz para que ela possa fluir livremente para a vida. Purifica e libera os pensamentos e sentimentos acumulados na garganta. Ótimo calmante, ajuda a superar a ansiedade e a inquietude, dando coragem e pureza de coração a quem a usa. Rejuvenescedora, propicia a criatividade, a felicidade, a alegria, a intuição, a meditação e a união de almas, no amor aos amigos e à família e num casamento feliz. Equilibra e estabiliza os corpos mental, emocional e físico. Estabiliza e harmoniza ambientes intranquilos. Dá tolerância e reduz o medo e a desorientação. Aumenta os poderes psíquicos e desenvolve qualidades femininas nas mulheres. É considerada a pedra de sorte dos marinheiros, guiando as suas rotas pelo mar e dos videntes e místicos de alma pura. Combate congestões na garganta e tensões nos ombros, pescoço e maxilar, perturbações oculares, dores nos nervos, tosse, problemas de glândulas e dentes. Fortalece os orgaos purificadores, como o fígado, o baço, os rins e a tiróide. Auxilia os vasos sanguíneos, o sistema nervoso, o sistema ósseo e o estômago. É um excelente calmante para o coração.” Associada ao quinto chakra, Vishudda, com a cor azul.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Cristais II

Quartzo Rosa: “Conhecida como a «Pedra do Amor», na verdade, a principal função do quartzo rosa é estimular o amor próprio e a compreensão e aceitação dos próprios sentimentos. Para se amar alguém, é fundamental, antes, amar-se a si mesmo. Só quem tem amor no coração, quem se ama, é capaz de amar os outros. Ensina o poder do perdão, de perdoar aos outros e a si mesmo, perdoando mágoas acumuladas no coração, sentimentos de solidão e inutilidade e a falta de auto-estima para o desenvolvimento de uma auto-imagem positiva e da satisfação das necessidades emocionais básicas. Provoca desabafos emocionais, deixando aflorar lembranças e sentimentos reprimidos, responsáveis pelo bloqueio da auto-estima, para que eles sejam revistos e retrabalhados à luz da atualidade. Deixa a pessoa sensível e emotiva. Dá inspiração para o canto, a poesia, a música, a escultura e a pintura. Estimula a imaginação a criar belas formas. Abre os olhos à beleza e à amabilidade. Dá uma «pele de bebe» a quem o passa no rosto. Protege todos os orgaos femininos e a fertilidade. Auxilia o sistema circulatório, o coração, os glóbulos vermelhos do sangue, rins, fígado, pulmões, ovários, seios, testículos e toda a região sexual.” Associada ao quarto chakra, Anathata, com a cor rosa e verde.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Cristais...

         Uma amiga (cármica, para seu gáudio), um dia, ofereceu-me uma pedrinha. Aconselhou-me a ir usando e a ir vendo alguma coisa sobre cristais. Pois bem, pedrinha a pedrinha, já vou em algumas (5) e estou a gostar. A mesma amiga, emprestou-me um livro para eu ir explorando melhor estes cristais.

Ametista: “é a pedra da espiritualidade, da entrega e do desapego. Afasta a consciência de padrões egocêntricos, mostrando que a humildade mental é a porta para o reino espiritual. Diz que a verdadeira realidade está muito além daquela que julgávamos como real. Só abrindo as mãos é que poderemos receber o presente que nos espera. Ótima para a experiencia da morte (pessoas em estado terminal e à sua volta), elimina o medo, a ansiedade, o desgosto, a saudade, a aversão, o ódio, o pânico, o desespero e a alucinação, promovendo o desapego a a aceitação das perdas como transformação. Estimula, ainda, o discernimento, o sangue-frio, a autodisciplina, o voo do espírito, o poder verdadeiro e absoluto, a purificação e desenvolvimento espiritual, a paz e felicidade no casamento, a união de almas, a profecia e interpretação de sonhos. Combate os estados de hipertensos ou oprimidos da mente e coração, tendências agressivas e irascíveis, paixão física, fanatismo, inflexibilidade, dispersão, mau-humor, mau olhado, pesadelos, insónia, alcoolismo. Dá poder de regeneração e cicatrização para todas as áreas, promovendo a superação física. Estimula o sistema imunológico, o sistema nervoso, os hemisféricos do cérebro, a produção de hormônios, a glândula pituitária e a coordenação física e motora. Auxilia na gravidez e nos partos. Protege contra contágios, ferimentos, doenças do sangue, doenças venéreas, febre, daltonismo, impurezas de pele, diabete, epilepsia, problemas de visão, tecidos gordurosos, hipoglicemia, deficiências nutritivas, espasmos, radiação e poluentes ambientais.” Associada ao sexto chakra, Anja, com a cor violeta.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Introspeção...

O autoconhecimento é o ponto de partida para a excelencia pessoal.

Identifica os teus maiores valores, define como é que desejas verdadeiramente conduzir a tua vida e pensa no que te faz feliz.

Determina quais são os padrões de que necessitas para viveres a tua vida em consonancia com quem tu és verdadeiramente, depois imagina como é que te apresentarias ao mundo se realmente pensasses, agisses e sentisses de maneira autentica.

Como serias?

Que coisas deixarias de tolerar?

Que atividades deixarias de levar a cabo e que pessoas eliminarias conscientemente da tua vida?

In Robin Sharma, O Santo, o Surfista e a Executiva....

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Preciso de serenidade para aceitar as coisas que não consigo mudar. Coragem para mudar o que posso e sabedoria para conhecer a diferença entre ambas. R. Niebuhr

A vida profissional já me mostrou, e mostra diariamente, que a primeira frase é verdadeiríssima. Não adianta! Não te esforces, baby!! Ainda que só alguns vejam, outros (mais responsáveis, até...) não querem discernir, decidir e renovar, pelos riscos inerentes a essa tomada de consciencia. A segunda frase é de potencial: em alcançar, atingir, superar e melhorar-te cada vez mais. A afirmação parece uma corrida de carros, onde o meu carro chega a uma curva bem apertada e se vê obrigado a reduzir (uma segundinha...) e desfazendo a mesma, dispara que nem uma bala, ultrapassando tudo e todos, independentemente do lugar final na corrida.
Kiry


quarta-feira, 8 de junho de 2011

Grande Invocação



Do ponto de Luz na Mente de Deus
Que flua luz às mentes dos Homens,
Que a luz desça à Terra.
Do ponto de Amor no Coração de Deus
Que flua amor aos corações dos homens,
Que Cristo retorne à Terra.
Do centro onde a Vontade de Deus é conhecida,
Que o propósito guie as pequenas vontades dos homens,
Propósito que os Mestres conhecem e servem.
Do centro a que chamamos raça dos homens,
Que se realize o Plano de Amor e de Luz
E se feche a porta onde se encontra o mal.
Que a Luz, o Amor e o Poder restabeleçam
O Plano Divino sobre a Terra,
Hoje e por toda a eternidade.

Amén.

sábado, 7 de maio de 2011

Meu amigo, ...

    A fase que TODOS estamos a atravessar é realmente muito importante! Como seres individuais, mas também como seres coletivos! Ainda que eu não tenha a real noção do que isto quer dizer em termos de futuro, sinto/leio que individualmente as coisas têm de ser diferentes. O processo de melhoramento individual começou sem que “quase” ninguém estivesse preparado/convito/alertado para tal. A Terra está a mudar de morfologia. Vai deixar de ser possivel viver como até aqui. Sem drama, sem grande crise, as pessoas que não tiverem capacidade de viver com tal “estrutura”, vão passar para outros locais de igual aprendizado. Assim, durante este processo de clarificação, surgem pequenas escaramuças entre pessoas que outrora se davam muito bem, aparecem conflitos por questões sempre ignoradas e os atritos tornam-se cada vez mais insuportáveis. O intuito principal será de o separar as pessoas? Evidentemente que não, no sentido literal de corte, mas de respeito pelas diferenças, pela essência de cada pessoa, pela sintonia que cada pessoa tem e pela necessidade que cada individuo terá de se “interiorizar”, desenvolvendo cada vez mais competências para a nova Terra. Mais intuitiva, mais sentimental (não lamechas), mais próxima, mas sem as negatividades do que isso agora implica: medo, despejo, sução, etc.
    Pois bem, chegou realmente o teu tempo! Tempo de veres as coisas com outros olhos! Certamente, o teu corpo já teve alertas corporais que te indicaram suavemente esta necessidade de alteração de comportamento e mais tarde agressivamente, indicando que o caminho não era por ai. Felizmente para ti, conseguiste alterar certos comportamentos que te eram dificeis de suportar, mas ainda há muito trabalhinho por fazer. Não sei quais serão as portas que terás que abrir, nem sei bem se é para a frente ou para estar quieta, mas o que te pretendo dizer é para aproveitares este momento! Não de leitura, mas de mundo. Vê quem está à tua volta, quem te ajuda, quem te pode ajudar mais e avança. Não falo de mim, nem de ninguém em especial. Falo de coisas em que tu acreditas e que te podem trazer felicidade. As “novidades” vão aparecendo e nós por medo, por estupidez até, deixamo-las ir sem retirar nenhum proveito. Não temas! Não temas todos os centros de ajuda, as terapias alternativas e demais terapeutas conhecidos, etc, pois tudo isto e mais, são portas que te são disponibilizadas para entrares em mundos desconhecidos (ou não!!) onde, mais tarde, estarás bem melhor do que estás hoje. Mais livre, mais independente! Pois, quanto mais retardares, mais fundo estarás a ir e mais lentamente sairás daí.
    As tuas pessoas mais próximas poderão não ter a mesma necessidade de que tu. Daí, elas ainda precisarem de ti para… mas isso decides tu. Como já fazes com os demais meios, podes fazer na tua vida pessoal e não deixar que isso te afete. È muito importante estarmos bem, mesmo que todo o mundo ache que não é por aí ou que somos malucos. Paciência!
    Eu descobri, durante este ano letivo, esta necessidade. De estar com o mundo, mas deixar de me envolver tanto com o mundo. E sabes como eu gostava que o mundo fosse cor-de-rosa entre todos. Nunca ouvi a malta e senti na pele essa necessidade de afastamento do mundo para me acalmar/conhecer.
    Hoje, procuro na natureza o equilíbrio! Procuro em locais e pessoas que tenho confiança o meu equilíbrio. Procuro também comigo, fazendo alguns exercícios corporais, fazendo reiki, lendo coisas espirituais elevadas e aplicando na minha vida. E estou a gostar desta fase.
    Não sou exemplo para ninguém, a não ser para mim, mas queria partilhar contigo esta minha vontade de te ver a andar para a frente. Se estamos juntos e somos amigos, não é certamente só para jantares e intervalos escolares. Para nos ajudarmos mutuamente, nos divertirmos, nos encaminharmos uns aos outros…Se quisermos! ;)
Kiry

quinta-feira, 5 de maio de 2011

10 LIÇÕES JAPONESAS:


1. A CALMA
Nem um único sinal de pânico. A tristeza foi crescendo, mas a atitude positiva manteve-se.

2. A DIGNIDADE
Fora feitas longas filas para a água e mantimentos. Nem uma palavra áspera ou um gesto bruto.

3. A CAPACIDADE
Arquitectura incrível e engenharia irrepeensível. Os edifícios oscilaram, mas nenhum caiu.

4. O CIVISMO
As pessoas compravam somente o que precisavam para o presente, para que todos pudessem ter acesso aos bens.

5. A ORDEM
Não houve saques nas lojas. Não houve buzinões nem ultrapassagens nas estradas. Apenas a compreensão pelo momento pelo que todos passavam.

6. O SACRIFÍCIO
Cinquenta trabalhadores não foram evacuados das instalações da central Nuclear para assegurarem que a água do mar fosse bombeada para os reactores. Nunca serão reembolsados!

7. A TERNURA
Os restaurantes reduziram os preços. Uma ATM foi deixada sem segurança. Os fortes cuidaram dos fracos e a entreajuda estava na rua em todos os locais.

8. O TREINO
Os idosos e as crianças sabiam exactamente o que fazer. E fizeram exactamente o que era pressuposto fazer.

9. A COMUNICAÇÃO SOCIAL
Os jornalistas mostraram dignidade e contenção no modo como reportaram as notícias. O sensacionalismo foi rejeitado. Somente reportagens serenas.

10. A CONSCIÊNCIA
Quando, numa loja, A energia eléctrica falhou, as pessoas colocaram as coisas que tinham na mão nas prateleiras, e sairam tranquilamente.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

ATITUDE....

Não estará tambem a chegar à altura em que todos precisemos de ajudar a retirar a árvore?




FAZ A TUA PARTE...

sábado, 23 de abril de 2011

JESUS....

Páscoa, honestamente diz-me pouco ou talvez não diga nada, exteriormente! Discordo com o método tradicional católico da festividade Pascoal,mas entendo-o como algo profundo e de inigualável substância interior!

Acredito em Jesus! É o meu maior idolo. Num Jesus mais próximo, mais atento e responsável pelo desenvolvimento da Terra. Mas também, um Ser Educador que não atenta aos pedidos dos seus pequinitos por qualquer coisa! Quem ve mais longe e de cima, não pode estar sempre a fazer as tarefas corriqueiras relativas ao crescimentos desses mesmos pequenos! Ele, para mim, nao se importará muito ou pouco se eu o defendo ou o ataco por palavras ou desconsideraçoes, desde que eu entenda a sua mensagem (amor ao proximo e o que isso implica; amor a ti próprio) e a ponha SEMPRE em prática! Ele é tao proximo (queria eu) que está no meu pensamento como exemplo, modelo, mas eu ainda estou muito longe na aplicaçao das suas 'regras'! Sei quais são alguns dos caminhos a realizar, mas ainda sou um preguiçoso compulsivo no que concerne ao trabalho espiritual! (Muito teórico e pouco pratico,mas estamos a alterar comportamentos).

Desde que li à uns anos uns livros de uma corrente brasileira de RAMATIS sobre Jesus, ele começou a ficar mt + proximo, + igual a mim, + 'humano', não tão endeusado como as igrejas o profeçam (apesar de o ser). Depois, pelas coincidências, descobri a Alexandra Solnado e entao ainda + proximo ficou!

O povo sempre se uniu em prol de uma boa festa e de uma boa comezaina! Só é necessario arranjar um pretexto! E aqui, nao faltam! Cada povo comporta-se como o faz na vida, sempre a tentar ser superior aos outros (+ foguetes, + banda, + ornamentos e sei là mais o que). Há muito tempo, disse para mim proprio um BASTA! Isto nao se identifica mais comigo! Isto tudo nao passa de uma 'fantuchada' e nao acredito que Jesus goste (na minha maneira de o conhecer) desta exteriorizacao de amor! Se for apanhado na rede, sou levado, senao abstraio-me de grandes festividades Pascoais!

Agradeço o enorme esforço que Ele teve em voltar à terra e encarnar como ser humano para nos mostrar coisas 'simples' atraves do exemplo, ultrapassando o ego, a culpa, a mentira e a traiçao. Situações muito usuais na terra para capultar o ser humano na sua escalada espiritual! Dai, eu sentir que estou longe dele... Mas, hei-de lá chegar! QUERO trabalhar para isso. Ser cada vez mais luminoso por dentro, levar a luz a todos os meus locais sombrios para que as minhas células se rejubilem com tanta iluminaçao!
Kiry

terça-feira, 29 de março de 2011

Jejuar....

Porque alguém arranjou maneira de Jejuar de outra maneira..... Tanks Nuno!


Jejue de julgar os outros e descubra Jesus que vive neles.

Jejue de palavras que ferem
E farte-se de frases que purificam ...
Jejue de descontentamentos
E viva cheio de gratidão
Jejue de ofensas e injúrias
E farte-se de mansidão e paciência
Jejue de pessimismo
E encha-se de esperança e otimismo
Jejue de preocupações
E satisfaça-se de confiança em Deus
Jejue de lamúrias e queixas
E satisfaça-se com as coisas simples da vida.
Jejue de pressões e farte-se de oração
Jejue de tristeza e amargura
E encha seu coração de alegria
Jejue de egoísmos
E encha-se de compaixão pelos outros.
Jejue de rancores e encha-se de atitudes de reconciliação...
Jejue de palavras e viva de silêncio para escutar a outros...
Jejue de pensamentos de fraqueza
E encha-se de promessas que inspiram
Jejue de tudo o que lhe afaste de Jesus
E procure tudo o que DELE lhe aproximar...
Se todos vivermos este jejum, nossos dias se irão inundando de paz, de amor, de confiança...
Que os corações se abram com o jejum na Quaresma para receber a Jesus Ressuscitado!!!